NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO BRASIL

Faça o download da nota em PDF

PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE MORTES DE MÉDICAS, MÉDICOS, ENFERMEIRAS E ENFERMEIROS PELA COVID-19

O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA, em Reunião Ordinária ocorrida no dia 26 de Junho 2020, vem dar apoio público e prestar solidariedade aos profissionais de saúde do Brasil, que atuam na linha
de frente do combate ao COVID-19. A CARTA MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA assinada por 20 entidades da área da saúde denuncia que o Brasil, além de ser hoje, o segundo país em número de casos e de mortes por COVID-19, é o pais com maior número de mortes de médicas e médicos, e de enfermeiras e enfermeiros infectados pelo Coronavírus. As entidades também denunciam a subnotificação de informações, o que possivelmente nos coloca como o país do mundo com maior mortalidade de trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

ssim como os profissionais da área da saúde, nós que compomos o Fórum Estadual de Educação, homenageamos as milhares de vítimas e nos manifestamos em solidariedade às famílias, amigos e colegas de profissionais de saúde que morreram por COVID-19, mortes que poderiam ter sido evitadascom uma posição do Governo Federal de efetiva coordenação nacional para enfrentamento da pandemia.

Nos posicionamos também, como os profissionais da saúde, em defesa dos Serviços Públicos, em defesa do Sistema Único de Saúde, bem como, o Sistema Educacional e lutamos pela supressão da Emenda Constitucional 95 (EC- 95), que congela gastos em saúde pública e educação por 20 anos.

Salvador, 27 de Junho de 2020.

Fórum Estadual de Educação da Bahia